Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2016

BUZZI DOLORES — Homenagem à Dercy Gonçalves, que hoje faria 109 anos de idade

Se ainda fosse viva, a atriz e comediante Dercy Gonçalves faria hoje 109 anos de vida - ela faleceu em 2008, com 101 anos.

O serviço de busca Google prestou sua homenagem pelo Google Doodle - versões modificadas do logotipo da marca, usado especialmente em datas importantes.



Foi também como uma homenagem que a Cervejaria Buzzi, de Santa Maria Madalena/RJ - terra natal da comediante - lançou uma cerveja inspirada nela: a Buzzi Dolores, do estilo American Amber Ale, com adição de pimenta Jalapeño e Malagueta.

Dolores foi o nome de batismo da comediante, que também atendia na infância pelo apelido “Pimentinha”, daí a explicação pelo mix de pimentas na receita da cerveja. E Dercy sempre fazia uso de pimenta em suas refeições.




Infelizmente a Dolores não está sendo produzida atualmente, mas não por desinteresse da Buzzi. Ao contrário, a cervejaria até criou um rótulo novo, repaginado. O problema é com a maior demanda pela IPA, Rumbier e pelo chope Lager, além das cervejarias ciganas que lá produzem, que ocupam um espaço maior na agenda de produção.

Novo rótulo da Buzzi Dolores


A boa novidade é o aumento da produção da Cervejaria Buzzi já para o mês que vem, graças a chegada de uma cozinha nova com capacidade de 1000 litros, que vai quadruplicar a produção atual.

---

Abaixo seguem as impressões da cerveja Buzzi Dolores, do lote antigo: 



BUZZI DOLORES | 6% ABV. | American AmberAle 
Cor cobre e limpa. Espuma cor bege, de boa criação e retenção, cremosa, e que suja os lados da taça.
Aroma remete a geleia de pimenta e o lúpulo é perceptível.
Na boca o apimentado é de médio ardor. Amargor moderado. O meio do gole é defumado (fenólico) e o final remete a frutas vermelhas. Aftertaste seco e agradável.
Corpo médio a baixo. Carbonatação alta.
Boa drinkability. 

---

Um brinde à Dercy Gonçalves, que conquistou todos os brasileiros com seu humor irreverente e “apimentado”!

terça-feira, 21 de junho de 2016

MELHORES DO ANO PRAZERES DA MESA — Melhores Cartas de Cerveja e Personalidade da Cerveja

Ontem foram divulgados os vencedores do prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa/Rede, promovido pela revista Prazeres da Mesa.

Ao todo a premiação teve 17.668 votos validados na votação popular, que antes contou com os votos de 165 especialistas da área gastronômica (chefes, críticos, jornalistas e estudiosos) indicando nomes para cada categoria. Os nomes mais citados formaram a lista dos finalistas.







Dentre as premiações relacionadas ao meio cervejeiro esse ano estreou o prêmio Melhores Cartas de Cerveja, que selecionou os bares e restaurantes com boas opções da bebida, que possuem mais de 30 rótulos de cerveja (ou chope). 



Abaixo seguem os premiados: 

12 BURGUER & BISTRO - SÃO PAULO SP
75 BEER CERVEJARIA ARTESANAL - SÃO PAULO SP
AMBAR CERVEJAS ARTESANAIS - SÃO PAULO SP
BALCÃO 304 - SÃO PAULO SP
BARBACOA CHURRASCARIA - SÃO PAULO SP
BIER VILA - BLUMENAU SC
BREWDOG - SÃO PAULO SP
CASA DE GRELHADOS E TEMPLO DA CARNE - SÃO PAULO SP
DELIRIUM CAFÉ - SÃO PAULO SP
EAP EMPÓRIO ALTO DOS PINHEIROS - SÃO PAULO SP
FRANGÓ - SÃO PAULO SP
ICI BRASSERIE - SÃO PAULO SP
SANTÉ! BAR - SÃO PAULO SP
SÃO PAULO TAP HOUSE - SÃO PAULO SP
TABLE - SÃO PAULO SP
EMPÓRIO TOSCANA - RIBEIRÃO PRETO SP
EITABIER CERVEJAS ESPECIAIS - FORTALEZA CE
LUME RESTAURANTE - CAMPINAS SP
APOLO BEER CAFE - RECIFE PE
BEERDock - RECIFE PE
ASSIS GARRAFARIA - RIO DE JANEIRO RJ
INVERSO BAR - RIO DE JANEIRO RJ
BOOKS&BEERS - FLORIANÓPOLIS SC

Outra premiação foi a de Personalidade da Cerveja. Quem ganhou foi a Kathia Zanatta, Mestre Cervejeira e Sommelière de Cervejas. 



Parabéns a todos os vencedores!


sábado, 18 de junho de 2016

RABISCOS DE PREÁ — Temor de Saideira

O rabisco de hoje tem título “Temor de Saideira”. Foi escrito em agosto de 2015.






Para ver os demais trabalhos de Rabiscos de Preá, é só clicar na página do Facebook.

---

Autor:
EDUARDO FREITAS (PREÁ)
Degustador, Sommelier de Cervejas, Mestre em Ciências Sociais e petulante ao ponto de publicar as coisas que rabisca.


sexta-feira, 17 de junho de 2016

OCEÂNICA YEAR ONE — Edição sazonal da Cervejaria Oceânica com o clube de café Have a Coffee



Neste mês de junho a Cervejaria Oceânica completa seu primeiro ano de vida. E para celebrar a data vai lançar um rótulo comemorativo, a Year One. Definida pela cervejaria como uma Tropical Coffee Stout, contém 8% de teor alcoólico e, além de maturada em lascas de carvalho que antes foram embebidos em Bourbon, leva cacau e café selecionado em parceria com o clube de café Have a Coffee. Segundo os cervejeiros Caio Delgaudio e Rafael Bertges, “esta cerveja representa a gratidão com o passado e a empolgação com o futuro”.




Sendo a primeira sazonal da cervejaria, a Year One estará disponível em apenas 1600 garrafas de 355ml e alguns barris de chope que serão servidos em eventos pontuais, como os de comemoração do aniversário que ocorrerão no Bar do Botto, no dia 22/06, e no Fina Cerva em Niterói, no dia 26/06.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

#COMFILTRO — 5 chopps, 5 Randalls e diversas sensações!

No dia 19/06 (domingo), à partir das 12h, o Fina Cerva irá plugar cinco chopes das cervejarias ciganas de Niterói, W*Kattz, Oceânica e Dead Dog.



Os chopes escolhidos são:
-W*Kattz Saison
-Oceânica Easy Dive
-Dead Dog IPA
-W*Kattz English Pale Ale
-Oceânica Slow Down Session IPA




Mas o melhor vem agora: todos os chopes com Randall! Ou seja, no dia todos eles vão passar em filtros com ingredientes secretos! Hortelã ou Pimenta? Café? Tangerina? Alecrim e Manjericão? Só comparecendo no dia para saber.



O evento vai acontecer em frente ao Fina Cerva e ao Peligroso Texas Burger, que vai criar um combo com um hambúrguer novo, criado especialmente para o evento.

---

Evento no Facebook:



segunda-feira, 13 de junho de 2016

BEERFLAKES — Comece a arrumar espaço na sua prateleira, a BeerFlakes está chegando

Uma seleção de produtos relacionados à cultura cervejeira e embalados em uma simpática caixa que remete uma caixa de cereais. Esse é o BeerFlakes, que chega em breve ao mercado brasileiro.



O mix de artigos conterá diferentes marcas, tanto de cervejarias artesanais brasileiras quanto do exterior. Taças, copos, abridores, placas, camisetas, meias, artigos colecionáveis, assim como cupons de descontos para lojas online, são alguns dos produtos que veremos por lá.

Cada entusiasta tem seu item preferido ou aquele que ele gostaria muito de ter, mas ainda não conseguiu encontrar, por isso itens raros, exclusivos, assim como as novidades internacionais estão na mira do clube.




Além da praticidade, o assinante também estará economizando. Algo que pode variar, de acordo com o mês/caixa, de 60% a 90% caso fosse adquirir os produtos de forma avulsa.

A seleção dos artigos também passará por uma curadoria de colaboradores da área cervejeira como também designers, bloggers, youtubers e instagrammers. A cada mês uma nova caixa, um novo tema e diferentes produtos selecionados para o assinante. “Na caixa só irão artigos que nós também gostaríamos de ter” é um das premissas do BeerFlakes, que atuará realizando entregas em todo território brasileiro.



O clube está em sua fase inicial, captando interessados que podem solicitar o convite através do site, recebendo assim as atualizações sobre o andamento do projeto e mais informações sobre a data de publicação, custo mensal, além das vantagens por fazerem parte desde o início.

Convites via pré-cadastro em www.beer-flakes.com

sexta-feira, 10 de junho de 2016

RABISCOS DE PREÁ — “Sem título”

O rabisco de hoje não tem título. Foi escrito em 2012, no Bar Colombo, em Volta Redonda.




Para ver os demais trabalhos de Rabiscos de Preá, é só clicar na página do Facebook.

---

Autor:
EDUARDO FREITAS (PREÁ)
Degustador, Sommelier de Cervejas, Mestre em Ciências Sociais e petulante ao ponto de publicar as coisas que rabisca.

terça-feira, 7 de junho de 2016

BLACK ANTHRAX — Lançamento comercial da caseira premiada (e extrema!), da cervejaria Quatro Graus

Está chegando o momento do lançamento comercial da Wood Aged Imperial Stout mais forte do Brasil! Além dos 16% de teor alcoólico, a cerveja Black Anthrax vem com muito melaço, carvalho francês, baunilha nacional em favas, café mineiro 100% arábica, rapadura e açúcar mascavo.

Esse será o 1º lançamento da cervejaria Quatro Graus e só será produzido uma vez por ano. Portanto quem beber, bebeu!



A Black Anthrax foi uma das cervejas caseiras brasileiras mais premiadas nos últimos três anos. Ano passado venceram o X Concurso Nacional das ACervAs, no estilo Wood Aged Beer. Em 2014 havia sido inscrita como Imperial Stout, mas acabou levando "apenas" o 3º lugar, pois segundo os juízes ela era muito extrema para uma Imperial Stout normal. Vale mencionar também os concursos de nível Estadual e Municipal que a cerveja venceu.

Em 2014 e 2015, especialistas do meio cervejeiro elegeram a Black Anthrax como a melhor cerveja caseira do Brasil, na enquete promovida pelo jornalista Roberto Fonseca.

Versão caseira devidamente guardada para o comparativo com a versão comercial


A Quatro Graus optou por fazer o oposto das demais cervejarias e entrar no mercado com seu produto mais complexo e de maior valor agregado. O foco são as cervejas extremas e os próximos lançamentos também prometem causar impacto na cena cervejeira nacional.

Os 3 sócios da marca tem empregos estáveis. Marlos Monçores trabalho no Centro de Pesquisas da Petrobrás, Marcel Cunha é professor de Microbiologia da UFRJ e Luiz Bento trabalha com divulgação científica no museu de Caxias. Como não precisam vender qualquer coisa para girar e pagar as contas, eles prometem fazer lotes pequenos, sazonais, limitados e o principal: cervejas gostosas!

Abaixo segue o flyer com a relação de bares do Rio de Janeiro e São Paulo que plugarão os barris (limitados!) da Black Anthrax:



Venha provar a Black Anthrax, uma "Brazilian Extreme Imperial Stout" que faturou tantos prêmios como cerveja caseira e procure os sócios da marca para um bate papo sobre a saga desse processo industrial - a versão comercial foi produzida na cervejaria Antuérpia, de Juiz de Fora-MG.

Bebam com consCIÊNCIA!


quinta-feira, 2 de junho de 2016

YEAST FACTS — Fernanda Fregonesi ministra curso no Rio de Janeiro

Serão dois dias de cursos sobre leveduras e fermentação. No sábado, uma aula intermediária, e no domingo, uma aula avançada. Todas as aulas serão ministradas pela professora Fernanda Fregonesi, da Yeast Facts.

O público alvo são os cervejeiros caseiros, cervejeiros industriais, sommeliers de cervejas e entusiastas do mundo cervejeiro.

As aulas serão realizadas na Yeasteria - Ponto Cervejeiro, localizada na Rua Pereira Nunes, nº 266, Tijuca - Rio de Janeiro.

O investimento é:
-INTERMEDIÁRIO: R$ 350,00
-AVANÇADO: R$ 350,00
-PACOTE COM OS DOIS DIAS: R$ 650,00 

A organização é do Beer Break - Centro de Ensino Cervejeiro. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail gustavorenha@gmail.com ou telefone: 21 98170-9071.





---

CURSO INTERMEDIÁRIO
04 DE JUNHO (SÁBADO)
09:00 às 16:00 - ALMOÇO INCLUSO
INVESTIMENTO: R$ 350,00

Roteiro de aula teórica:
-História da fermentação
-Micologia
-Composição celular e citologia
-Bioquímica da fermentação – básica
-Reprodução – crescimento – fermentação – floculação 
-Entendendo sua fermentação – lag/log/fase estacionária
-Wild Brew 
-Sour Tips
-Microbiologia e contaminantes
-Leveduras selvagens
-Sanitização
-Como seu fermento é feito
-Hidratação de fermento
-Rinsagem (lavando a lama)
-Noção de propagação e Starter
-Noções básicas de banco de cepas  

Roteiro de aula prática:
-Visualização de leveduras no microscópio
-Hidratando um fermento 
-Lavando e guardando sua lama
-Confecção de placa de petri

---


---

CURSO AVANÇADO
05 DE JUNHO (DOMINGO)
09:00 às 16:00 - ALMOÇO INCLUSO
INVESTIMENTO: R$ 350,00

Roteiro de aula teórica:
-Bioquímica da fermentação
-Resgatando leveduras de garrafas
-Perfil das leveduras (fenótipos)
-Diacetil rest e sua bioquímica
-Nutrientes e suplementação
-Formação de aromas 
-Rinsagem / lavagem ácida 
-Cálculos de starter
-Crabtree effect / Pasteur Effect / Custer Effect
-Contagem
-Contaminantes do processo cervejeiro

Roteiro de aula prática:
-Contagem
-KIT para Coloração de GRAM 
-Pipetas Pasteur
-Azul de metileno 0,2%
-Tubos de ensaio