Páginas

domingo, 18 de dezembro de 2016

CERVEJAS DE NATAL — Brasileiras e belgas para harmonizar com a ceia natalina

A festividade religiosa mais aguardada do ano será comemorada no próximo domingo. Época de confraternizar, rever entes queridos, comer muito e beber cerveja. Sim, existem boas opções de cervejas de Natal, que harmonizam muito bem com pratos típicos dessa época.

Seguem alguns exemplares brasileiros e belgas de cervejas natalinas, e a descrição de cada rótulo feito pelas cervejarias.

Feliz Natal e saúde!


BADEN BADEN CHRISTMAS BEER | 5.5% ÁLC/VOL | Brasil
É refrescante e levemente frisante, assemelhando-se a um espumante. Elaborada especialmente para as festas natalinas brasileiras, é uma cerveja de trigo, do tipo Ale, com coloração clara, corpo leve, sabor residual levemente seco e aroma frutado. Ela acompanha pratos típicos das festas de final de ano como peru, panetones e frutas frescas e secas.



BAMBERG WEIHNACHTS ALE | 6% ÁLC/VOL | Brasil
Criada para celebrar o Natal, esta cerveja não segue estilos e foi pensada para combinar com a ceia e o clima brasileiro nesta época do ano. A receita leva malte de trigo, cevada e 30% de malte de centeio na receita, o que confere uma certa rusticidade. O IBU de 35 ajuda a combater a gordura e, assim como o lúpulo de sabor frutado da região de Hallertauer, deixa a cerveja mais refrescante. Uma leve pitada de malte defumado e fermento Ale de Kölsch dão o toque final. Apesar do malte de centeio, é uma bebida filtrada, de coloração avermelhada, aroma e sabores frutado, defumado e condimentado. Harmoniza com a ceia de Natal, tender, leitoa assada, churrasco, rabanada, família reunida e confraternização.



BODEBROWN SPEKULAAS | 7% ÁLC/VOL | Brasil
Inspirada em uma tradicional bolacha natalina europeia, a Spekulaas resgata a tradição de países europeus de distribuir biscoitos para as crianças no Dia de São Nicolau, em 6 de dezembro. A base é uma Belgian Dubbel com açúcar mascavo, trigo e especiarias utilizadas na iguaria de Natal. São 7% de teor alcoólico e baixo amargor, com toque de sabor maltado e notas de damasco, canela e uvas passas e diversas especiarias como canela, noz moscada, pimenta branca, pimenta preta, zimbro, cardamomo e casca de laranja. O aroma típico da bolacha é marcante, com notas sutis de frutas desidratadas e ameixa, bem como noz moscada, cardamomo e canela.


DELIRIUM CHRISTMAS | 10% ÁLC/VOL | Bélgica
Nascida em 2000, ainda é fabricada apenas para as festas do Natal e Ano Novo. Sua aparência é cobre avermelhado, lembrando a Delirium Nocturnum. Espuma fina, branca, cremosa e que deixa rendas na taça. Uma complexa entidade de malte caramelo, frutas, especiarias e a doçura do álcool. O sabor traz uma forte presença de álcool, muito picante, ligeiramente amarga. O aftertaste é doce, picante e ligeiramente amargo. O seu volume alto de álcool exige um consumo responsável.



ST. FEUILLIEN CUVÉE DE NOËL | 9% ÁLC/VOL | Bélgica
Esta cerveja tem um colarinho generoso, compacto e firme. Sua cor levemente acastanhada é o resultado do malte torrado. Tem uma nobre cor rubi escura e um aroma muito intenso. As ervas aromáticas e especiarias utilizadas aumentam consideravelmente o seu delicioso aroma. Esta cerveja é encorpada, com uma suavidade que é o resultado da sinergia de maltes caramelizados, cuidadosamente controlada na fermentação e tempo de armazenamento a frio. O amargor é muito sutil, e o sabor dominante que rege essa harmoniosa Ale vem do equilíbrio perfeito entre todos os diferentes ingredientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário