Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

CAMALE SHOCK IPA - Um camaleão lupulado

Dia desses apareceu um camaleão aqui em casa. O danado entrou na geladeira e ficou lá descansando. Depois de alguns dias ele foi parar dentro do meu copo. E não era qualquer copo, era o IPA Glass... Aí não teve jeito, tive que beber o camaleão!



Esse camaleão veio da Camale Brewery, uma cervejaria cigana de São Paulo. Seu nome é Shock IPA, possui 6,5% de teor alcoólico e seu estilo é o American IPA.

Sua receita recebeu uma turbinada de lúpulo: 8 gramas por litro, rendendo 70 IBUs (unidades de amargor), o limite para o estilo.

O nascimento do camaleão foi nas panelas do cervejeiro Marcelo Mendes, um dos sócios da Camale - os demais sócios são Humberto Ribeiro, Antonio Henriques e Leandro Mendes.




Quando ainda era uma cerveja caseira, a Shock IPA conquistou a prata em 2014 e o ouro em 2015, na categoria American IPA, no Concurso Nacional das ACervAs - esse ano também levaram prêmios em outros estilos.

A produção da versão comercial foi terceirizada na Cervejaria Blondine, de Itupeva, São Paulo. A ideia é lançarem mais rótulos no futuro próximo, mas que ainda não podem ser divulgados.

Cor cobre e turva. Espuma quase branca, criação e retenção moderadas. Aroma com os lúpulos em destaque (maracujá, herbáceo e resinoso) e quase nada de malte. Sabor mantém o aroma, com início agridoce, sequência condimentada e o amargor médio a quase alto. Corpo médio. Carbonatação alta. Sem adstringência e álcool imperceptível. Amargor retorna no aftertaste (leve gramíneo), porém sem manter a aspereza e cai - bom amargor.


Maiores informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário