Páginas

terça-feira, 8 de abril de 2014

1º CONCURSO DE CERVEJA APRAZÍVEL



O Restaurante Aprazível é famoso pela sua cozinha brasileira e artesanal que já há 17 anos alimenta cariocas e turistas em visita ao Rio de Janeiro. Com variados ambientes e até uma cachaçaria, espaço com mais de cem rótulos de cachaças artesanais, o restaurante está localizado no alto do tradicional bairro de Santa Teresa. E vem agora promover o seu primeiro Concurso de Cerveja Aprazível, para cervejeiros caseiros não apenas da cidade maravilhosa, mas de todo o Brasil participarem. Os estilos escolhidos na elaboração das cervejas são variações das escolas cervejeiras: Pilsener (seja o German Pils ou o Bohemian Pilsner), Wit e Session IPA (da variedade inglesa ou americana). O guia de referência será o Beer Style Guidelines, do Brewers Association.

As inscrições para o concurso são gratuitas, o único custo que o cervejeiro terá será com a própria criação e com o envio das amostras. O prazo para a inscrição é longo, até 30/07, dando tempo de sobra para criar as receitas, e o envio deverá ser compreendido até cinco dias antes do julgamento (sabe-se apenas que será no mês de outubro, com dia ainda a definir). Cada cervejeiro pode participar com apenas uma cerveja em cada estilo. E caso receba ajuda de um co-cervejeiro, este deverá ser mencionado na inscrição, embora ele não seja impedido de também se inscrever individualmente com suas próprias cervejas. As garrafas deverão ser enviadas sem nenhuma marca no rótulo e tampinha e o limite são 2 litros por amostra. Lembrando que as cervejas deverão ser caseiras, nunca servidas em estabelecimentos comerciais e nem produzidas antes por cervejarias registradas.



Um bom incentivo para participar, além do retorno do julgamento de suas cervejas, são as várias premiações para os campeões. Os ganhadores receberão a quantia de 12 mil reais, acompanharão parte da produção da cerveja, participarão de um jantar no Restaurante Aprazível, terão todas as despesas de traslado e hospedagem inclusas, ganharão o volume de 100 litros do primeiro lote da cerveja produzida, além do próprio nome que estará eternizado no contra rótulo da cerveja campeã. A comissão julgadora será composta por profissionais do meio cervejeiro e gastronômico e a curadoria do concurso ficará a cargo da sommelière de cervejas Cilene Saorin.

A ideia do restaurante com o concurso é incentivar e movimentar o conhecimento sobre a cultura cervejeira e motivar o caseiro a produzir novas receitas de escolas cervejeiras tão díspares. Os futuros três novos rótulos vão se juntar a outra cerveja exclusiva da casa, a Aprazível Pale Ale, receita criada pelos cervejeiros cariocas, Eduarda Dardeau e Ricardo Rosa. A cerveja é uma English Pale Ale com 5,5% de teor alcóolico, que leva na receita maltes Pale Ale, caramelizado e lúpulos ingleses. A cerveja é produzida na Röter Brauhof, localizada em Barra do Piraí/RJ.



Para saber mais dados do concurso bem como realizar sua inscrição, basta acessar o link http://www.cervejaaprazivel.com.br/o-concurso/ ou maiores informações através do e-mail contato@cervejaaprazivel.com.br


Boa sorte a todos os cervejeiros e não se esqueçam de atentar às regras do concurso!