Páginas

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

GUANABARA BREWSHOP


Como cervejeiro caseiro e membro da ACervA Carioca, sei que todo cervejeiro de panela, quando se vê sem algum tipo de insumo para fazer determinado estilo de cerveja, acaba no fim das contas apelando para amigos, também cervejeiros, em busca de determinado malte ou lúpulo que não tenha em seu estoque ou que esteja em falta no mercado no momento. Funcionando quase como aquele vizinho que vive batendo à sua porta pedindo açúcar, pedir um pouco de Malte Vienna ao colega virou uma prática comum, onde a brasagem acaba ficando muitas vezes mais animada, pois além de emprestar, a pessoa acaba sendo convidada para participar também da produção.



Mas e quando ninguém tem o insumo desejado à mão ou quando você não conhece ninguém próximo para te emprestar ou quando encomendar às lojas virtuais resulta em atrasos na entrega por parte das transportadoras ou Correios, restando como opção adiar a produção para outro final de semana? Uma boa solução, ao menos para os cervejeiros dos municípios do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo, é entrar em contato com os caras da Guanabara Brewshop.




Ministrada por dois cervejeiros caseiros e também membros da ACervA Carioca, Vinicius Floriano e Felipe Rangel, a Guanabara Brewshop é uma loja virtual especializada em vendas de insumos cervejeiros. Com boa variedade de maltes, lúpulos e fermentos, seu diferencial é a concentração das vendas apenas entre os cervejeiros locais da região, dessa forma facilitando e agilizando as entregas, a fim de não atrasar a produção das cervejas caseiras dos cariocas, niteroienses e gonçalenses. Inaugurada ontem com uma página no Facebook, https://www.facebook.com/GuanabaraBrewshop, mas que tão logo contará também com um site, os pedidos poderão ser feitos via e-mail, pelo: guanabarabrewshop@gmail.com, assim como a solicitação da lista atualizada dos insumos. Semana que vem começarão a efetuar as entregas, já que ainda estão em período de estruturação, mas os pedidos já podem ser efetuados. O custo do frete vai depender da localidade do comprador e para quem for do centro de Niterói este poderá ser gratuito mediante agendamento com antecedência. Abaixo segue a atual lista de insumos e os respectivos preços:



Agora ninguém precisa mais adiar a sua produção caseira, com a Guanabara Brewshop, todo dia é dia de fazer cerveja!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

AGENDA D'A PERUA: NOVIDADES DE FIM DE NOVEMBRO


Atualizando a agenda d’A Perua com mais eventos cervejeiros que ocorrerão no final desse mês de Novembro.

Caso queiram ficar por dentro dos eventos que já rolaram ou dos que ainda acontecerão em Novembro e Dezembro de 2012, poderão verificar nos links abaixo:


21/11 A 25/11 – VIII FEIRA NACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR E REFORMA AGRÁRIA – BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO 2012
A grande feira que vai invadir a Marina da Glória, no Rio de Janeiro, a partir de amanhã até domingo, vai contar na sua 8ª edição com 650 opções de empreendimentos, trazendo o melhor que todo o Brasil tem a oferecer em matéria de gastronomia, artesanato, música, moda, além de muito conhecimento e aprendizado diversificado da contemporânea, tradicional e rica cultura brasileira. E a cerveja brasileira também terá sua representatividade exposta na feira através da presença de 5 cervejarias gaúchas, como a Coruja, Ralf Beer, Rasen Bier, Eisenbrück e Ijuí. Elas virão graças a um grande esquema de logística, já que são 30.000 litros de cervejas, estrutura de câmaras frias, chopeiras, etc., saindo das cidades gaúchas das respectivas fábricas. Muitas dessas cervejarias não exportam suas cervejas para outras regiões, portanto é uma boa oportunidade para experimentar suas cervejas.




22/11 e 24/11 – ESCOLA CERVEJEIRA 2CABEÇAS
Os cervejeiros cariocas Bernardo Couto e Salo Maldonado, além de ministrarem o blog Homini Lúpulo e o bar Beer Jack, respectivamente, e de serem as cabeças pensantes da cervejaria 2Cabeças, criadora de famigeradas e lupuladas cervejas, Hi 5 Black IPA e Maracujipa, por exemplo, criaram a Escola Cervejeira 2Cabeças. Inauguram a escola com duas aulas/módulos temáticos, um de Cultura Cervejeira, a ser realizada no Beer Jack, e outro de Produção Cervejeira, na residência de um dos professores. Desmitificando mitos de forma didática, mas também com humor, e ensinando como fazer sua cervejinha em casa numa aula com 10 horas de duração, onde os alunos retornarão após 3 semanas para beber a cerveja produzida no curso, ambos os módulos ainda incluem degustação de cervejas, apostila e certificado de conclusão, além de almoço no segundo módulo. Descontos também serão dados para quem fizer outros módulos.



24/11 – 4ª FESTA DE NATAL TABERNA DO VALE
A Taberna do Vale Cervejaria e Escola vem novamente realizar sua festa anual de Natal, no bar da própria fábrica localizada no bairro do Jardim Canadá, em Nova Lima-MG, um ambiente coberto e com capacidade para abrigar 1500 pessoas. Com cervejas caseiras produzidas pelos taberneiros e cervejeiros caseiros da região, além de artesanais mineiras, também serão servidas cervejas feitas pelos alunos do curso de produção cervejeira promovido pela cervejaria/escola. E mediante a doação de um brinquedo, que será destinado à creche do bairro, este poderá ser trocado por um chope. Quem quiser levar seus filhos terá a disposição uma estrutura com brinquedos e oficinas, presença de monitores e seguranças zelando pelos pequenos futuros cervejeiros. A festa também servirá petiscos e contará com apresentação de DJ e shows de bandas. O evento vem atestar mais uma vez a cidade de Nova Lima como um verdadeiro polo cervejeiro mineiro.




24/11 E 25/11 – COMO FAZER CERVEJA EM CASA (EM UM FINAL DE SEMANA)
O designer e cervejeiro mineiro, Armando Fontes, realiza mais um curso de produção caseira para interessados em fazer sua cervejinha em casa. Será realizado em dois dias de um final de semana, com a possibilidade de desconto para grupo fechado ou depósitos antecipados. Algumas cervejas Vilãs serão degustadas (e matadas!) no curso, e um almoço será servido aos presentes. No primeiro dia ocorre uma apresentação sobre insumos, equipamentos e estilos, são repassadas todas as primeiras etapas da produção, seguida de almoço e degustação. No segundo dia o foco é a parte final da produção e sanitização. O curso será realizado em Belo Horizonte-MG, na casa do cervejeiro.



26/11 – CURSO DE HARMONIZAÇÃO DE CERVEJAS
O restaurante mineiro especializado em carnes exóticas e boas cervejas, Rima dos Sabores, vai promover um curso de harmonização de cervejas, ministrado pelo sommelier de cervejas Rodrigo Lemos, criador do primeiro blog de cervejas do Brasil, o Beer Architecture. Serão repassados de forma geral os aspectos da história e cultura cervejeira do mundo todo, tudo acompanhado por cervejas de várias escolas cervejeiras e harmonizadas com pratos do chef Guilherme Schwinn, do blog Gastrobirra, especializado em cervejas e gastronomia. O investimento inclui curso, degustação e jantar, apostila com o conteúdo abordado e muito mais.



 26/11 – #PROVETUITE EISENBAHN WEIHNACHTS ALE
Fugindo um pouco da divulgação normal de eventos físicos, na próxima semana, em casa mesmo e de forma virtual, poderemos acompanhar uma aula sobre cervejas e harmonização. O ex-sócio e atual consultor da Cervejaria Eisenbahn, Juliano Mendes, ao vivo através da webcam do Twitter, promoverá o lançamento da sazonal natalina da cervejaria catarinense, a Eisenbahn Weihnachts Ale. Lançada apenas essa época do ano é uma cerveja criada para celebrar o Natal e, portanto, limitada, então garanta logo a sua.



28/11 – WORKSHOP DE CERVEJAS
O Empório Rosmarino, localizado na cidade de Curitiba-PR, vem realizar em conjunto com o Mestre-Cervejeiro.com, loja física e site especializado em vídeos de degustação, ambos de propriedade do Daniel Wolff, sommelier de cervejas, um curso de introdução ao mundo das cervejas especiais e principais escolas cervejeiras, passando por um vasto conteúdo didático, seguido de jantar harmonizado, além de degustação de algumas cervejas. O curso também recebe o apoio da importadora Beer Maniacs e da chocolateria Cuore di Cacao.



terça-feira, 13 de novembro de 2012

AGENDA D’A PERUA: NOVEMBRO/2012


Continuando com o trabalho de divulgar os eventos cervejeiros de fim de ano, venho acrescentar mais quatro que serão realizados no mês de Novembro, dois no Rio de Janeiro (um na Baixada Fluminense e outro em Niterói), um em Campinas, São Paulo e outro em Brasília.

Lembrando que todos que quiserem podem ter seus eventos divulgados na agenda d’A Perua da Cerveja. Para isso basta entrar em contato com antecedência por e-mail, fornecendo todos os dados possíveis sobre o evento em si, além das imagens de divulgação. A Perua não cobra nada pela divulgação, apenas a satisfação em divulgar a cultura cervejeira a todos, mas claro que se quiserem me pagar uma cerveja, não levarei a mal! ;)

Caso queiram rever alguns eventos que já rolaram esse mês e outros que ainda acontecerão até o final do ano, vejam em: http://aperuadacerveja.blogspot.com.br/2012/11/eventos-cervejeiros-novembro-e-dezembro.html

15/11 – I FESTIVAL DE CERVEJAS
O restaurante e bar Vikings – Great Sandwiches, apostou nas fábulas da mitologia nórdica para dar o tom da casa, servindo também de inspiração para batizar seus pratos e imponentes sanduíches com nomes como Odin e Thor, por exemplo. A casa vai promover um festival que, além de cerveja liberada (alguma variedade do grupo FEMSA), também terá rodízio de petiscos, sorteio de brindes e concurso de chope a metro. Na fanpage do facebook deles está rolando um concurso para concorrer a um passaporte, que será sorteado na véspera do evento. Localizada na baixada fluminense, o endereço completo da casa é Av. Abílio Augusto Távora, 279, Centro, Nova Iguaçu/RJ, e o festival vai ocorrer no feriado da Proclamação da República, das 12h às 17h.




21/11 – 1º DEGUSTAÇÃO DE CERVEJAS
 A primeira sommelière do Brasil e colunista do jornal O Globo, Deise Novakoski,vai promover no restaurante niteroiense Torna Pub Gastronômico, localizado no bairro de Jardim Icaraí, um encontro com cervejas belgas e do estilo Pilsen, com temas como As Belgas Simpáticas e Pilsen na Intimidade. As vagas são limitadas, portanto corram e façam suas reservas. O evento começará às 19h30 e para maiores informações liguem para 3629-1557.



24/11 – PANELADA 2012 – 1º FESTIVAL DE CERVEJAS ARTESANAIS
Um festival de cerveja com música ou um festival de música com cerveja? Confusões à parte, a certeza é o acontecimento de um festival com boas cervejas e também com boas músicas. Investindo em cervejas caseiras e artesanais da região, e apostando no melhor que o rock underground brasileiro tem a oferecer, o festival de cervejas de Brasília tem tudo para ser um sucesso, principalmente pelo número de boas bandas presentes e pelas cervejas feitas por cervejeiros caseiros, como uma forma de investirem e apostarem no homebrewing, quase um similar do lema punk do it yourself. O festival começará às 16h, no Acadêmicos da Asa Norte.



INÍCIO 26/11 – CURSO SOMMELIER DE CERVEJAS
Os mestres cervejeiros, Alfredo Ferreira e Káthia Zanatta, esta também beer sommelière, simplesmente alguns dos grandes profissionais que o meio cervejeiro do Brasil possui, já marcaram a data do próximo curso de sommelier de cervejas, realizado pela escola cervejeira Instituto da Cerveja e com associação do Brewers Association. Será no fim desse mês e a cidade agraciada dessa vez será Campinas e região. Com um investimento condizente com a bagagem que o curso fomentará – muitos dos alunos formados em cursos anteriores viraram verdadeiros profissionais da cerveja – ou com a possibilidade do aluno angariar vastos conhecimentos apenas para fins particulares, o curso, além de certificar o aluno como um verdadeiro sommelier, até porque o mesmo é avaliado por provas, consequentemente depois de formado, o aluno ainda tem a possibilidade de aumentar seu gabarito e realizar um curso de extensão com uma "pós-graduação", no Mestre de Estilos em Cervejas, também ministrado por eles. Mais informações em: bruna.azevedo@institutodacerveja.com.br. Alguma boa alma traria esse curso pro Rio ?

  

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

INTERNATIONAL STOUT DAY


Hoje é comemorado o Dia Internacional da Stout. Basicamente o intuito dessa data é divulgar (e beber!) esse estilo de cerveja tão apreciado por muitos, mas muitas vezes delegado frente a massificação no mundo todo das cervejas tipo Pilsen. Com uma variedade de sub-estilos, a minha Stout escolhida, ou melhor, as minhas escolhidas para homenagear o dia de hoje, foram cervejas do estilo Russian Imperial Stout, ou seja, cervejas mais alcoólicas, com grande carga maltada e com uma lupulagem também alta ou não, mas suficiente para suportar os maltes, que costuma ser complexa e que permite ainda acondicionamento em barris antes utilizados por destilados ou vinhos, por exemplo.



A jornada cervejeira de hoje terá fim duplo, pois além de beber em homenagem a essa data, as cervejas também foram escolhidas com outro princípio. Como tenho um grupo de degustadores de cervejas, nada oficial, aliás bastante informal, já que nem sempre a Perua tem tempo e é muito enrolada, nesses encontros esporádicos movidos pela sede por boas cervejas, resolvemos degustador apenas cervejas do estilo Russian Imperial Stout. Por ser o estilo preferido de todos, o grupo procura sempre trazer cervejas novas e que não são importadas para o Brasil ou até mesmo caseiras e artesanais de mais difícil acesso. Em outras postagens falarei mais sobre as cervejas já degustadas por nós.

E as cervejas que serão degustadas hoje, a maioria inédita, em homenagem ao Dia Internacional da Stout, são:

Black Damnation III - Black Mes

Black Damnation IV - Coffee Club

Cuvée Delphine

Old Viscosity

Older Viscosity

Obs.: fotos retiradas do Ratebeer.com

Bom, então tenho que ir beber essas cervejinhas e em outra postagem informarei as impressões mais detalhadas sobre elas, mas antes de ir me despeço desejando a todos um feliz Dia Internacional da Stout!

terça-feira, 6 de novembro de 2012

EVENTOS CERVEJEIROS: NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2012


A agenda d’A Perua está cheia de eventos cervejeiros de fim de ano, e dentre cursos e passeios, os destaques de Novembro e Dezembro de 2012, por ordem de data, são:


08/11 – CONHECENDO CERVEJAS ESPECIAIS – Blondine
Hoje, das 19h30 às 21h30, na Livraria Cultura, o sommelier de cervejas José Raimundo Padilha, vai organizar outra de suas degustações e palestras, sempre gratuitas e abertas ao público, no Shopping Fashion Mall, em São Conrado, Rio de Janeiro. As cervejas apresentadas dessa vez serão da Blondine, microcervejaria de São Paulo, que atualmente conta com cervejas e chopes artesanais, como o 777 Jackpot (Pilsen) e 03 cervejas da linha Bad Moose: Pilsen, Pale Ale e Weiss. Cheguem cedo para garantir os seus lugares.




10/11 – LANÇAMENTO DA CERVEJA HOPUS
O Empório Carlsson, casa de Niterói localizada no bairro de São Francisco, especializada em bruschettas e com uma vasta carta de cervejas e vinhos, promoverá no próximo sábado, 10/11, às 20h, a festa de lançamento em Niterói da cerveja belga Hopus. A festa terá a presença do importador Márcio Roballo e do sommelier de cervejas e proprietário da casa, Alexandre Carlsson, além de Dj (sem cobrança de couvert artístico!), sorteio de brindes, cerveja Hopus a preço promocional e outros descontos.




10/11 – BEERCARDS FEST
Campinas vai bombar no próximo final de semana com a realização do festival cervejeiro na região, sábado, 10/11, a partir das 14h. Organizado pela equipe responsável pelo BeerCards, jogo de cartas semelhante ao Super Trunfo, mas com rótulos de cervejas brasileiras e europeias, a 1ª edição do evento vai contar com cervejarias artesanais, importadores de cervejas e shows de bandas de rock e blues, como por exemplo o Blues Etílicos, inclusive lançando sua cerveja, a Blues Etílicos Hellbier. O local será numa grande área de eventos, a Campinas Hall, com capacidade para 2 mil pessoas, e os ingressos podem ser adquiridos no Bar Brejas e demais pontos de venda.





12/11 – 1º WORKSHOP SOBRE CULTURA CERVEJEIRA
Mais um evento cervejeiro que teremos no Rio de Janeiro. Organizado pelo blog Papo de Bar e o bar La Esquina, o workshop será ministrado pelo mestre-cervejeiro formado na Alemanha, Pedro Beviláqua de Lucca, apresentando tópicos sobre a bebida, indo desde métodos de produção, formas de degustação até a história e origem pelo mundo, dentre outros assuntos. Ainda terá uma degustação com cinco tipos de cervejas europeias dos mais variados estilos e com o diferencial que as dosagens servidas não serão comedidas, mas cada um recebendo a proporção praticamente de 1 garrafa de 330ml por cerveja. O evento ocorre no La Esquina Teatro Bar, na Av. Mem de Sá, 82, sobrado, Lapa, das 19h às 22h. Vá de Táxi!




13/11, 20/11, 04/12 e 11/12 – CURSO GASTRONOMIA E CERVEJA
A sommelier de cervejas Bia Amorim e a chef gourmet Tais Guerra, promovem o curso Gastronomia & Cerveja em Ribeirão Preto. Dividido em quatro dias/aulas realizadas às terças-feiras, das 19h às 22h30, no Casimiro Boteco Gourmet, o curso promove degustação com mais de 20 tipos de cervejas, harmonização com diversificados pratos, aulas práticas e teóricas, fornecimento de material didático, além de exibição de fotos e vídeos sobre os assuntos praticados. Orientado para o público em geral, leigo ou já habituado ao meio cervejeiro e gastronômico, a ideia das organizadoras é futuramente expandir o curso para cidades de outras regiões do Brasil.





17/11 – CURSO DE PRODUÇÃO CERVEJEIRA COM LEONARDO BOTTO
O Granel Armazém e Botequim, localizado em Piratininga, Niterói, realizará o curso de produção cervejeira com o renomado e conhecidíssimo Leonardo Botto, cervejeiro carioca e beer sommelier, que volta a Niterói para ensinar todo mundo a fazer cerveja em casa, que dentre aulas teóricas e práticas, ajuda a desvendar todos os mistérios que a cerca. Com duração de 12 horas, inclusão de almoço e cervejas para degustar durante o curso, além da apostila, o aluno ainda será contemplado ao término do curso com um certificado de participação assinado pelo mestre.



18/11 – BODEBROWN BEER-TRAIN
A cervejaria curitibana Bodebrown promove um evento inédito no Brasil, um passeio de trem regado a muitas cervejas a bordo com direito a viajem pela maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil por uma ferrovia com 125 anos de história. Além do passeio e das cervejas, dentre artesanais e importadas, ainda está incluso no vagão uma rápida harmonização com queijos. Com previsão de saída de ônibus da cervejaria às 7h20, o passeio de trem se inicia às 8h15, com previsão de 3 horas de viagem entre Curitiba – Morretes. Na cidade, um almoço típico e visitação a Cachaçaria 100% Orgânica Artesanal, para após 4 horas de passeio, todos retornarem de ônibus à cervejaria curitibana.



24/11 – BELGIAN BEER FESTIVAL
Pelo terceiro ano consecutivo é realizado no Rio de Janeiro o festival de cervejas belgas, organizado pelo empresário de cervejas e dono de três casas do ramo, o belga e cidadão honorário do Rio de Janeiro, Xavier Depuydt. O evento conta com uma grande variedade de clássicas cervejas belgas e harmonização com a mais rica gastronomia do mesmo país, com pratos típicos feitos à base de cerveja, além do famoso mousse de chocolate belga como sobremesa. E o melhor, tudo incluído no pacote ao bel prazer do degustador. Esse ano o evento ocorre na casa de festas Casa do Canal, Barra da Tijuca, das 13h às 23h.



02/12 – FESTA DE 7 ANOS DA BAMBERG
A cervejaria Bamberg comemora seu 7º aniversário de vida regado a muitos chopes e a tradicional costela no chão. Embalados por discotecagem em vinil, a festa será realizada na própria fábrica da Bamberg, em Votorantim-SP, mais conhecida como a Francônia Brasileira, das 10h às 16h. Infelizmente como o espaço físico da fábrica é limitado, os ingressos deste ano, assim como costuma acontecer anualmente, foram rapidamente esgotados. Resta torcer para quem for que curta bastante a festa e como a própria cervejaria indica, não se esqueça de voltar de taxi, ônibus, van ou carona com quem não beba, a fim de todos curtirem a festa sem preocupações.



15/12 e 16/12 – EXCURSÃO CERVEJEIRA NITERÓI-BELO HORIZONTE
O sommelier de cerveja, palestrante e morador de Niterói, Gustavo Renha, promove uma excursão cervejeira partindo da cidade sorriso rumo a capital mineira. Com visitas guiadas às cervejarias Falke Bier e Wäls, além da degustação dos chopes das mesmas, a visitação ainda contará com a presença dos respectivos donos, Marco Falcone e Zé Felipe, propagando seus conhecimentos cervejeiros a todos os presentes. Após um descanso no hotel, o passeio dará continuidade com a ida ao pub Stadt Jever, dando direito a um chope gratuito, e uma visita à loja de bebidas Mamãe Bebidas para todos abastecerem seus estoques com o devido desconto. Após a estadia no hotel o retorno para casa terá ainda sorteios de brindes especiais dentro do ônibus durante toda a viagem da volta. 



domingo, 4 de novembro de 2012

FELIZ FINADOS


Dia desses foi celebrado o Dia dos Finados. Uma data tenebrosa para muitos e geralmente carregada de lembranças tristes, portanto a ocasião perfeita para beber uma cerveja (?!). É que se seguirmos a forma mexicana de encarar a data, com celebração, festa e nada de tristeza, a bebida ideal para simbolizar esse momento seria a cerveja Rogue Dead Guy Ale.

Antes inicialmente uma etiqueta de torneira de chope para a Casa U Betcha, um restaurante de comida mexicana de Portland, Oregon (onde também se situa a cervejaria), que foi criada para o dia dos mortos do calendário Maia, o desenho do designer Penny  Muire ficou tão famoso e angariou tantos fãs (até mesmo fãs de rock, em específico da banda Grateful Dead), que acabou estampando o rótulo da cerveja na sua versão engarrafada desde então até hoje, além de também estampar o Dead Guy Whiskey, uísque da Rogue que usa a mesma base maltada da cerveja, além de leveduras de destilados no mosto, onde é duplamente destilada e envelhecida em barris de carvalho americano branco carbonizados.

Sifão de 2 litros da cerveja e 750 ml do uísque


Encarado como uma celebração à morte, considerada apenas um rito de passagem da vida, onde o homem, como um ser imortal, passaria para o “outro lado” sem deixar de existir, apenas vivendo um novo ciclo de existência. Daí a necessidade de receber bem os seus mortos no dia, que vai da meia noite de 31 de outubro até o dia 2 de novembro. Comidas típicas mexicanas, decoração temática ao dia dos Finados, música e espírito festeiro, mas também muito religiosos, além de muita bebida alcoólica, afinal vivo ou morto, ninguém é de ferro. E os mexicanos sabem como ninguém festejar os seus mortos – e servem de  exemplo para aquelas festas de parentes chatos que muitas vezes somos obrigados a ir –, pois se para os mortos eles celebram dessa forma, imagina para os vivos! Brincadeiras à parte, a meu ver o maior legado que o Dia dos Mortos Maia tem a oferecer é que mesmo na morte, pode se ter alegria, sem que essa alegria signifique desrespeito ao ente querido que se foi.

Festival de Tradiciones de Vida y Muerte


A cerveja Rogue Dead Guy Ale veio com uma cor caramelada com reflexos alaranjados contra a luz, totalmente fechada, turva, mas com discernível e boa quantidade de bolhas em subida. A espuma teve uma formação boa, não esplendorosa, contida, mas correta, cor bronzeada, com leve compactação e bolhas dispersas, retenção alta que demorou a baixar e que sempre deixou uma quantidade razoável de estabilidade. O aroma veio com média e intensa maltagem, em especial aromas destacados de mel, caramelo e panificação. Dulçor suculento de balas de doce de leite e toffee. Ainda toques de grãos, cereais e açúcar. Uma lupulagem mais ao fundo, fina, bom background de notas frescas e cítricas de laranjas, perfume de flores e também ligeiro herbal de menta. O álcool não se fez sentir e o resultado final é de um alto equilíbrio. O sabor trouxe semelhantes notas aromáticas maltadas, com destaque para o dulçor inicial de mel, seguido por toques de panificação, com gosto de casca, miolo e grãos. Em seguida surgiu um amargor com nuances de tostagem e lupulagem herbal de temperos e menta. Frutas cítricas e cristalizadas com laranjas e abacaxis, e elegância floral. Em seguida retornaram os dulçores dos maltes com o caramelo, toffee e doce de leite bem intensos e suculentos. Toques breves de sementes comestíveis, nozes. Notas fenólicas de especiarias como canela e alguma picardia de cravo. Sensação alcoólica mais forte que no aroma onde foi sumida, no sabor deu uma picardia de leve álcoois superiores, mas que num todo não prejudicou a drinkability. O corpo foi cheio, mas não pesado nem licoroso. A carbonatação foi mediana num todo. O final dela foi médio-longo com secura arrebatadora. O retrogosto foi de grãos e amargores mentolados efervescentes na boca como um enxaguante bucal. Boa drinkability somada a leve picardia alcoólica tornaram a cerveja agradável e fácil de beber.

Rogue Dead Guy Ale - Maibock/Helles Bock -  6,6% ABV


Seja vivo, seja morto, seja Finados católico, seja Finados Maia, seja religioso, seja ateu, a mensagem final é que até os mortos merecem ser contemplados com uma boa cerveja.